IBOPE REVELA RANKING DO STREAMING NO BRASIL
O Kantar Ibope Media divulgou pela primeira vez o ranking dos serviços de streaming de vídeo mais vistos do país. A medição se refere ao primeiro trimestre de 2022. Não foi revelado o tempo médio gasto pelos consumidores em cada serviço e nem os conteúdos mais vistos dentro de cada serviço.
Sobre o "ibope" do conteúdo (programas, séries etc.), a CEO da Kantar, Melissa Vogel, afirmou que isso ainda não é possível medir. Segundo ela, até meados de 2023 a empresa espera já conseguir fazer essa depuração e entregá-la a seus clientes (assim como ocorre na medição hoje das TVs aberta e paga).
Além disso, a pesquisa não diferencia os conteúdos pagos dos gratuitos.
Outra confirmação do estudo é que o streaming é mais acessado pela faixa etária de 18 a 49 anos, a que mais interessa ao mercado publicitário, enquanto o público que mais acessa a TV linear tem 50 anos ou mais.
OS MAIS ACESSADOS
Eis o ranking dos serviços de vídeo/streaming mais acessados no Brasil no primeiro trimestre deste ano, segundo os dados do Kantar Ibope Media:
1º - YouTube
2º - Netflix
3º - Globoplay
4º - Prime Vídeo
5º - Twitch
6º - Disney+
AS RESSALVAS
É preciso ressalvar que serviços como YouTube e Globoplay têm muito conteúdo de acesso gratuito.
A pesquisa do Kantar não revela a porcentagem exata de consumo das plataformas, assim como também não diferencia os pagos e os gratuitos.
Num ranking apenas de assinantes, a Netflix provavelmente deve estar à frente do YouTube; e a Amazon ou mesmo a Disney, quem sabe, talvez estejam à frente do Globoplay.
Segundo Melissa Vogel, essa "depuração" também ocorrerá com o tempo. "Vamos em etapas, tudo aqui é novo", diz ela sobre o novo equipamento de medição, o "focal meter".
Seja como for, é interessante verificar que os streaming HBO Max, Apple TV+ e Star+ não aparecem no ranking.
OUTRAS INFORMAÇÕES
A Kantar Ibope Media aponta no levantamento que o vídeo por demanda alcança cerca de 42% das pessoas em um mês dentro do domicílio. Entre os motivos que levaram os consumidores a assinatura de uma plataforma, se destaca o preço (47%) e o catálogo de novos filmes e séries (47%). São considerados também o funcionamento em todos os dispositivos do aplicativo/site (30%), amplo catálogo de filmes e séries antigas (25%) e facilidade de navegar/encontrar programas que os usuários gostam (22%).
Embora o mercado tenha um grande número de serviços de streaming atualmente, o setor representa apenas 21% do tempo de consumo de vídeo dos brasileiros, sendo que os outros 79% do tempo de consumo vem da TV aberta e por assinatura.
A pesquisa aponta que 205.876.165 pessoas no Brasil assistiram a emissoras de TV, sendo que o consumo médio é de 5 horas e 3 minutos. Entre os principais conteúdos consumidor estão programas jornalísticos (25%), novelas (18%) e esportes (11%).
Quanto aos dispositivos, os dados da Kantar Ibope Media apontam que os mais usados são a TV Conectada (92%), seguida do computador (1,3%), smartphone (6%) e tablets (0,2%).
Em relação ao público, o streaming é dominado pelas pessoas na faixa etária de 18 a 49 anos (65%), enquanto que 51% do público da TV linear tem 50 anos ou mais.
[fontes: Ricardo Feltrin e Minha Operadora]
https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2022/05/18/kantar-revela-os-streamings-mais-vistos-no-pais-veja-o-ranking.htm
https://www.minhaoperadora.com.br/2022/05/youtube-passa-netflix-e-e-o-streaming-mais-assistido-no-brasil.html
.
Interessante
© 2022 - TV Magazine, todos os direitos reservados. Programação da TV fornecida por Revista Eletrônica.
Proibida a cópia parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização expressa.