A série documental original HBO de seis partes MEMÓRIAS DE UM ASSASSINATO (MIND OVER MURDER), dirigida por Nanfu Wang (In the Same Breath, da HBO) e produzida pela Vox Media Studios, estreia nesta segunda-feira, 20 de junho, às 23 horas, com novos episódios sendo exibidos nas segundas-feiras subsequentes na HBO e na HBO Max.
MEMÓRIAS DE UM ASSASSINATO narra a história bizarra e psicologicamente complexa de seis indivíduos que foram condenados pelo assassinato, em 1985, de uma amada avó de 68 anos, Helen Wilson, em Beatrice, Nebraska. Apesar de cinco dos indivíduos originalmente confessarem o crime, os "Beatrice Six", como ficaram conhecidos, foram inocentados por evidências de DNA em 2009, em uma reviravolta que dividiu a cidade rural e enfureceu a família de Helen Wilson. À medida que os cineastas acompanham o caso desde o assassinato, passando pela investigação, julgamento, e duas ações civis, a mudança de perspectiva obscurece a verdade; surge um conto mais estranho que a ficção que levanta questões importantes sobre a confiabilidade das confissões e memória em casos criminais.
MEMÓRIAS DE UM ASSASSINATO explora o fenômeno das "memórias recuperadas" que, por sua vez, podem levar a falsas admissões de culpa e examina os métodos pouco ortodoxos dos policiais. A série também se aprofunda na mentalidade dos réus, muitos dos quais eram emocional e mentalmente suscetíveis a sugestões psicológicas, ao mesmo tempo em que lança luz sobre erros investigativos que convenceram um júri e satisfizeram a demanda de uma cidade pequena pela resolução dos crimes e punição dos culpados.
Mais de 35 anos depois, a cidade de Beatrice continua a conviver com as consequências emocionais desse crime brutal e com as repercussões financeiras da investigação. Os Beatrice Six, que cumpriram 70 anos de prisão combinados, receberam US$ 28 milhões em danos, forçando uma nova geração a arcar com a carga tributária imposta à cidade, onde as tensões e opiniões ainda dividem a população. Apesar das evidências contundentes e conclusivas, muitos moradores ainda acreditam na culpa do Beatrice Six, incluindo uma das acusadas, que diz que ainda se lembra vividamente de detalhes de sua participação no crime.
Com o objetivo de amenizar a dor, o cineasta solicitou a um grupo de teatro local da cidade que produzisse e apresentasse uma peça para a comunidade, tendo como base os registros reais do tribunal, relatórios investigativos e gravações de interrogatórios policiais. Os atores locais assumiram os papéis de policiais, psicólogos, famíliares da vítima e dos próprios Six. Apesar da resistência dos moradores da cidade e até ameaças pessoais, eles encenaran uma performance que retorna a um momento doloroso, mas libertador, de acerto de contas para a comunidade e membros da família de Helen Wilson.
MEMÓRIAS DE UM ASSASSINATO apresenta imagens de arquivo nunca antes vistas, incluindo os vídeos originais de interrogatórios policiais, revelando novas entrevistas com uma ampla gama de personagens, incluindo familiares da vítima de assassinato Helen Wilson, membros do Beatrice Six, policiais, ex-procuradores da cidade, investigadores especiais, advogados criminais e civis, um ex-procurador-geral de Nebraska e moradores de Beatrice.
O aclamado cineasta Wang usa um caso de assassinato para ampliar as lentes sobre a falibilidade da polícia e do procedimento judicial, uma história de crime inesquecível e verdadeira torna-se o trampolim para sondar a natureza da verdade, a maleabilidade das memórias, tanto reais quanto recuperadas, e o fardo das convicções erradas sobre todos nós.