Além do Disney Channel, outro canal com programação voltada à família desembarcou no Brasil em 2001. Em julho desse ano, a Turner Broadcating System Latin America (programadora do Cartoon Network) estreou o Boomerang. O novo canal tinha um grande diferencial em relação aos demais infantis, pois trazia de volta à telinha dezenas de desenhos animados clássicos produzidos pela Hanna Barbera nas décadas de 60, 70 e 80. Entre essas produções, estavam: "Zé Colméia", "Manda Chuva", "Josie e as Gatinhas", "Space Ghost", "A Formiga Atômica" e "Johnny Quest".
As primeiras operadoras a transmitirem o canal no Brasil foram a TECSAT e a DIRECTV. Com o passar dos anos, o canal também foi incluído nas grades de programação da TVA, SKY, NET e outros grupos de comunicação. Em novembro de 2003, já com transmissão por praticamente todas as empresas de TV paga do país, o Boomerang anunciou o lançamento de seu sinal exclusivo em português. Com essa nova empreitada, o canal poderia personalizar as suas vinhetas para o Brasil e comercializar cotas de publicidade exclusivamente para o nosso mercado. O novo sinal permitiria também a independência da grade em relação aos demais países da América Latina, descartando a necessidade de mudanças em função do horário de verão brasileiro, por exemplo.
Em 2006, após cinco anos levando à telinha os clássicos da Hanna Barbera e da Warner Bros, o Boomerang passou por uma completa reformulação. Além da nova logo (completamente diferente da proposta original), as vinhetas ganharam cores vibrantes e a presença de crianças, enquanto a grade foi segmentada por idade. A programação matinal passou a ser dedicada às crianças em fase pré-escolar, apresentando desenhos como: "O Ônibus Mágico" e "Peppa Pig". Às tardes, eram apresentadas produções voltadas aos pré-adolescentes, como: "O Mundo de Beakman", "Galera do Surf" e "Portal do Intercâmbio". Os desenhos clássicos ficaram restritos às madrugadas do canal.
A primeira grande mudança de posicionamento do Boomerang não foi bem-vista por algumas operadoras. A exibição de desenhos clássicos era um diferencial da programação (e o motivo para algumas empresas carregarem o canal)... Com a reformulação, o Boomerang perdeu a sua essência, passando a apresentar algumas produções "enlatadas", que poderiam estar em qualquer outro lugar. O fato é que, com o passar dos anos, o Boomerang perdeu sua identidade global. Nos Estados Unidos, o canal seguiu com sua proposta original, apresentando desenhos clássicos; enquanto na Europa, o canal passou a se dedicar às crianças entre 4 e 7 anos e seus familiares.
No Brasil, o Boomerang sofreu outro reposicionamento em 2014. Em fevereiro, o canal trouxe de volta em sua grade diversas animações já apresentadas no Brasil, como: "Três Espiãs Demais", "As Meninas Superpoderosas" e o desenho nacional "Sítio do Pica-Pau Amarelo". O canal também passou a apresentar diariamente episódios das séries mexicanas "Chaves" e "Chapolin". No dia 28 de setembro, sem grande alarde na mídia, a identidade visual do canal passou por outra reformulação completa.
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The History Channel: Onde o passado ganha vida