Estamos no seu:
Lembrar Apelido TVid

A responsabilidade da Tv e a irresponsabilidade da Internet

  • Tópico criado por: LEONARD
  • Páginas:
  • 1
  • LEONARD

    A responsabilidade da Tv e a irresponsabilidade da Internet

    Operadora
    Postado em: 12/07/2019 às 10:28
    Autor: LEONARD Online

    A responsabilidade da Tv e a irresponsabilidade da Internet

    Com a internet, quando todos viraram pseudo-jornalistas, influenciadores, visando apenas os "likes" e sem se importar com os seus seguidores, acontece o que veremos a seguir matéria abaixo.

    Na jornal de tv, num site de notícias ou num jornal impresso sérios, um jornalista de fato, antes de publicar qualquer notícia, tem o cuidado de verificar cada detalhe e se de fato procede cada informação e se representa um risco para os leitores e telespectadores. Já os tais modernos "influenciadores" não estão nem aí com as consequências. Não é só liberdade de expressão e "fake news", é crime e irresponsabilidade social!!!

    Vamos à matéria...

    O caso dos instagramers que confundiram um lixão tóxico com um lago paradisíaco

    imagem



    Novosibirsk, a terceira maior cidade da Rússia, situada no centro da Sibéria, é o último lugar onde alguém esperaria encontrar águas cristalinas de cor turquesa, como essas que aparecem nos anúncios turísticos do Mediterrâneo ou nas fotos publicitárias de resorts all-inclusive no Caribe.

    Por isso, quando alguém encontrou um lago com essas características e publicou uma foto no Instagram, o lugar imediatamente virou ponto de peregrinação para os banhistas e curiosos da cidade, que queriam comprovar se aquele paraíso era real.

    imagem



    A partir daí, uma pequena sensação no Instagram: fotos de recém-casados abraçando-se às suas margens, banhistas com coloridos unicórnios infláveis atravessando suas águas transparentes e beijadas pelo sol, e aspirantes a influencers posando de biquíni ou fazendo ioga sobre seus bancos de areia. Agora chega a reviravolta: este lago não é nem sequer um lago. É uma barragem onde são lançados os dejetos tóxicos de uma central termoelétrica próxima, que abastece toda a cidade de Novosibirsk (1,6 milhão de habitantes). Entre esses restos estão as cinzas do carvão queimado na central.

    Este paraíso pronto para a fotografia e a hashtag é, na verdade, um lixão de óxidos metálicos nocivos para a pele ao mero contato. Suas águas são azul-turquesa por causa de uma reação química.

    imagem



    A advertência foi dada pela empresa elétrica Siberian Generating Company, alarmada com a popularidade do lugar nas redes sociais, que chegou a ganhar o apelido de "Maldivas siberianas" e conta com seu próprio perfil na rede social. O nome vai acompanhado de um emoji com óculos de sol, outro de uma ilha tropical, outro de uma palmeira e outro de um sorriso.

    O blogueiro Stanislav Rajev declarou ao Siberian Times que "milhares de cidadãos de Novosibirsk e turistas vão até lá de carro, a cavalo ou de bicicleta, levando cervejas e carne para churrasco". Alguns de seus visitantes declararam que a água cheira bem, como "detergente de lavanderia". Embora a Siberian Generating Company negue qualquer risco de radiação, alerta que pode provocar reações alérgicas nos banhistas e também que um nadador pouco preparado pode atolar no seu fundo pantanoso e ter dificuldades para sair de água.

    Nem a proximidade com a central termoelétrica (cujas chaminés são visíveis tanto dos edifícios mais altos de Novosibirsk como do lago) nem seu cheiro de detergente parecem deter os ousados instagramers na hora de tirar uma boa foto para ganhar likes, então a administração da central decidiu fechar as estradas que levam ao lago. "Isto não é uma praia", advertiram em nota. Lição aprendida? Quando uma paisagem pareça muito boa demais para ser verdade, talvez seja mentira.

    Fonte: El País
    Clique aqui

  • Avatar

    A responsabilidade da Tv e a irresponsabilidade da Internet

    Operadora
    Postado em: 12/07/2019 às 11:42
    Autor: Phoenix60 Online

    Que historia bacana...

    É assim que as historias sao inventadas na internet, as pessoas acreditam, e, muitas vezes, se ferram. Literalmente.

    Como aquela outra historinha que estamos discutindo em outro topico, onde foi inventado que o americano malvado "se apropria do nome do continente" e por isso a gente tem que falar o horrivel "estadunidense" ao inves de "americano"... Va tentar agora explicar para esse povo que quem deu o nome de "America" ao lugar foram os descobridores e os colonizadores, o povo dos EUA mesmo sequer tem alguma coisa a ver com isso, simplesmente é o nome da terra deles antes mesmo do primeiro americano pisar o pe la...

    .

  • Avatar

    A responsabilidade da Tv e a irresponsabilidade da Internet

    Operadora
    Postado em: 12/07/2019 às 12:17
    Autor: joelmeloneto Offline

    Nossa...

    Ainda bem que não foi no Brasil, se fosse a empresa em vez de fechar a estrada que liga ao tal lugar, iria cobrar das pessoas para tirar fotos...
    hehehe...

  • aapc01

    A responsabilidade da Tv e a irresponsabilidade da Internet

    Operadora
    Postado em: 12/07/2019 às 12:36
    Autor: aapc01 Offline

    já foi dito em vários veículos de imprensa que a credibilidade de uma notícia, que chega para alguém através de um whatsapp, tem mais "credibilidade" pois quem mandou foi o pai ou mãe ou esposa ou amigo de infância e que a imprensa é toda comprada.

    apesar de achar que imprensa está em crise ideológica, agindo como torcedores e não como jornalistas, ainda acho que as pessoas, no mínimo, são ingênuas. falta uma pitada de um remédio chamado "simancol" (esse termo ainda existe? eheheh)

  • LEONARD

    A responsabilidade da Tv e a irresponsabilidade da Internet

    Operadora
    Postado em: 12/07/2019 às 14:10
    Autor: LEONARD Online

    Vivemos numa era em que pessoas que não têm nada a oferecer viraram "influenciadores" da sociedade pelas redes sociais. E para isso usa de mentiras, irresponsabilidades, fake news, virando péssimos exemplos de pessoas. Nossa sociedade está sendo conduzidas pelos influenciadores e estão chegando ao vazio do lugar nenhum.

    Bom era o tempo em que a garotada era influenciada pelos gibis e filmes de heróis e queria ser o Bruce Lee, o Super-homem, o Batman ou o Homem-Aranha. Cada um tinha um super "poder", agora tem só uma mente "podre".

    Neste ponto, a mídia tradicional ainda é a referência de notícias e não a internet.

  • Páginas:
  • 1
As publicações desta página são unicamente de responsabilidade de seus autores, de acordo com os Termos de Uso da TV Magazine.

Busca no Fórum

Agenda de Canais

  • 19/07/2019 - Sinal aberto dos canais infantis da Disney
    De 05 a 19 de julho, os canais Disney XD, Disney Junior e Disney Channel estarão com o sinal aberto para toda a base
  • Atualize-nos: informe a TV Magazine sobre sinais abertos, alterações de canais e line-ups na sua cidade, seja TV aberta ou paga.

Fale Conosco

Dúvidas, ideias, sugestões, elogios ou críticas?
Queremos ouvir você!

© 2019 - TV Magazine, todos os direitos reservados. Programação da TV fornecida por Revista Eletrônica.
Proibida a cópia parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização expressa.